BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 15 de julho de 2009

HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA
Oláa gente! Vem aí um grande evento público, de iniciativa governamental। A ênfase, notoriamente, é para a música e as tradições populares que circundam a vida de um grande compositor brasileiro, o eterno Lua, Luiz Gonzaga.
Para quem não o conhece, o pernambucano Luiz Gonzaga foi o precursor das raízes brasileiras de forró e quadrilha. Concebeu a famosa “Asa Branca”. Não é a toa que é intitulado o “Rei do Baião”, mestre do acordeon. Nos próximos dias 17, 18 e 19 de julho, o evento movimentará o Vale do Anhangabaú, no Centro da Capital paulista, com mais de 35 atrações culturais. Contando com grandes nomes, como Elba Ramalho (Abertura oficial às 18h do dia 17) e Alceu Valença (Encerramento, 18h do dia 19). Mas há uma porção de coisas interessantes para ver e se entreter। Selecionei algumas delas pra vocês ficarem com água na boca:

17/07 – Sexta-feira
20h30 Pirofagia na Perna-de-Pau – Grupo Irmãos Becker [INTERVENÇÃO] Inspirados na cultura nordestina, quatro artistas circenses - devidamente caracterizados - realizam uma performance pirofágica, em cima de pernas de pau, criada para ser apresentada para multidões। O espetáculo conta com grande impacto visual, coreografias, manipulação de formas e objetos em chamas, além da demonstração de habilidades técnicas e virtuosismo de materiais já clássicos do circo।
21h
Jazz Sinfônica – Concerto Nordestino [MÚSICA] Criada em 1990, a Jazz Sinfônica tem como objetivo manter vivo o som das grandes orquestras de música popular de alta qualidade
Para esse show, os músicos tocarão um repertório especial, formado pelos grandes sucessos de Luiz Gonzaga e outros compositores nordestinos.

18/07 - Sáबडो
0h30
Cordel do Fogo Encantado [MÚSICA] O grupo musical teve origem no teatro e mantém esta herança até hoje em suas apresentações। Com um DVD e três álbuns lançados, a banda caiu nas graças do público e da crítica, sendo considerada uma das grandes revelações da música brasileira. Na formação, o carisma e a poesia de José Paes de Lira, a força do violão com efeitos eletrônicos de Clayton Barros, a referência do rock de Emerson Calado e o peso da levada dos tambores de Rafa Almeida e Nego Henrique.
10h
O Salto Mortal – Circo Nosotros [CIRCO] Trata-se de um espetáculo cômico, interpretado por uma divertidíssima dupla de palhaços, adaptado de tradicionais esquetes circenses de maneira simples, inteligente e moderna। Tudo pontuado com um irresistível som produzido ao vivo por músicos de grande expressão।
17h
Nicolas Krassik e Cordestinos [MÚSICA] O violinista francês radicado no Rio de Janeiro decidiu criar um formato original para as músicas nordestinas e interpretá-las, exclusivamente, com instrumentos de corda e percussão। Para acompanhá-lo, convidou o contrabaixo acústico de Nando Duarte, a rabeca de Marcos Moleta, a zabumba de Chris Mourão e os instrumentos percussivos de Carlos César, montando o grupo Cordestinos।

18h
Caju e Castanha [CULTURA POPULAR]
Há trinta e seis anos, a dupla está na estrada, nas praças, nos palcos do Brasil e do mundo, fazendo a autêntica cultura popular nordestina. Com 19 CDs e dois DVDs lançados, os músicos fazem embolada com forró, cordel, ciranda, MPB, rock, música eletrônica e até hip hop. 21h Família Gonzaga [MÚSICA] O espetáculo é composto pela família do Rei do Baião। A irmã, Chiquinha Gonzaga, de 82 anos, e os sobrinhos Joquinha e Sérgio Gonzaga fazem um show inesquecível, cantando os maiores sucessos de Gonzagão.

19/07 – Domingo
1h
DJ Bruno Pedrosa [MÚSICA] DJ e produtor pernambucano, Bruno Pedrosa é um dos principais articuladores da cena eletrônica no estado। Ficou conhecido pela sua versatilidade e pelos remixes de clássicos e novidades da música nordestina.
11h
Silêncio Total - Grupo de Teatro Piolin [TEATRO] Neste espetáculo, o ator e diretor Luiz Carlos Vasconcelos se transforma no palhaço Xuxu, que relembra as memórias da infância e a magia do circo। Com suas técnicas circenses e experiência musical desenvolvidas durante três décadas em apresentações de rua, “Silêncio Total” é diversão garantida para a família toda।
12h
Terreiro de Folia - Grupo Folias e Folguedos [CULTURA POPULAR] O Grupo Folias e Folguedos traz ao público uma das encenações mais populares do Brasil, o Bumba-meu-बोई.
Misturando teatro, música ao vivo e dança, “Terreiro de Folia” conta a história de dois vaqueiros à procura de um boi, narrando - como manda a tradição - o rapto, a morte e a ressurreição do animal. O espetáculo ainda contagia a plateia com um divertido cortejo de bonecos.
16h
Trio Virgulino [MÚSICA] Formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro (zabumba), o Trio Virgulino faz parte da história do forró। Com 26 anos de carreira, foram os responsáveis pelo resgate de um ritmo tipicamente brasileiro: o forró pé de serra. Há quem diga que forró é uma corruptela de forrobodó, ou seja, confusão, desordem, farra, arrasta-pé, etc. Num ponto, entretanto, todos concordam: o "pai" do ritmo é o grande Luiz Gonzaga.
Para deixar a festa ainda mais completa, haverá nove barracas, cada uma representando um Estado do Nordeste, com artesanato e comidas típicas (Vatapá, Cocada, Quindim, Abará, Acarajé, Baião de Dois, entre muitos outros।)
Local: Vale do Anhangabaú.
Ingresso: Gratuito.
Mais Informações: http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.a943691925ae6b24e7378d27ca60c1a0/?vgnextoid=b248a81b57472210VgnVCM1000004c03c80aRCRD&vgnextchannel=338afbe356338010VgnVCM1000001c79410aRCRD

4 comentários:

Luna disse...

Galera, espero que tenham gostado da dica! E eu to superafim de ir, quem me acompanha nessa? =D

Adrielle disse...

vamo, vamo, vamo!
vai quando?:D

Unknown disse...

Que legal! Minhas raízes...
Como diria o prof Leandro: "Mucho Loco, não?!" rsrsrs.

Unknown disse...

hahahaha...se boraaa!;)